Projeto ambiental realizados nas escolas municipais arrecada 1.616 litros de óleo de cozinha usado

Para preservar o meio ambiente de uma forma sustentável e dar o destino adequado ao óleo de cozinha, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP) por meio do SAAE Ambiental, Secretaria Municipal de Educação e Programa Município Verde Azul (PMVA), deram início ao Projeto de Educação Ambiental e Coleta de Óleo de Cozinha Usado denominado Papa Óleo, nas escolas de ensino fundamental I e II.

O projeto iniciou-se dia 19 de abril e encerrou-se dia 3 de julho, e teve a parceria da União Social Ecológica (USE) que realizou visitas nas escolas do município falando sobre a importância da reciclagem e sobre os males causados pelo descarte irregular do óleo de cozinha.

“Desenvolver esse projeto de reciclagem de óleo de cozinha, junto com a comunidade escolar é uma experiência muito positiva na medida em que os alunos são conscientizados da importância da preservação do meio ambiente como única forma de garantir uma vida de qualidade para as futuras gerações”, disse o prefeito Ademir Maschio.

De acordo com o interlocutor do PMVA Marcelo Corrêa, foram arrecadados 1.616 litros de óleo usado. “É de extrema importância reciclar o óleo de cozinha, pois a capacidade poluente da substância é muito alta; apenas um litro de óleo é capaz de poluir cerca de um milhão de litros de água, ou seja, o equivalente à quantidade média consumida por uma pessoa durante 14 anos. A poluição causada óleo na água prejudica a oxigenação, matando plantas e peixes na região ou deixando-os doentes”, disse Marcelo.

Marcelo disse ainda que para evitar todos esses problemas é necessário adotar uma postura mais consciente, evitando usar óleo desnecessariamente e coletando o mesmo para a reciclagem.  “O ideal é colocá-lo em uma garrafa de plástico transparente e entregar em algum posto de coleta na cidade. A coleta de óleo usado faz parte de mais uma das ações do Programa Município Verde Azul Diretiva- Esgoto Tratado”, concluiu.