Carregando

Água

Adução

Para conduzir a água captada nos mananciais até as estações de tratamento, o SAAE possui um sistema de adução, formado por diversas adutoras. Saindo da represa do córrego da Cabeceira Comprida, uma adutora que funciona por gravidade -, que têm capacidade de captação de até 109 litros por segundo.

 

Tratamento

O SAAE possui uma Estação de Tratamento de Água do tipo convencional. A água distribuída em Santa Fé do Sul é uma das melhores da região. Para garantir essa excelência, o SAAE conta com um laboratório, onde técnicos especializados trabalham na análise da água que está sendo tratada, e monitoram constantemente sua qualidade.

Assim que chega à estação, a água passa por um processo específico de tratamento, que envolve a pré-desinfecção, eliminando microorganismos; coagulação e floculação; decantação; a filtragem.Após a filtragem, a água passa por um processo final onde é feita a fluoretação,correção de pH e teor de cloro final. Somente depois de todo esse processo, por gravidade, a água é distribuída à população.

 

Reservação

Após a água ser tratada ela é aduzida (levada) para os reservatórios. O SAAE possui três reservatórios de água tratada, que juntos têm a capacidade de armazenamento equivalente a 3.500.000 litros . São reservatórios térreos e elevados, dependendo das necessidades da região atendida.

 

Distribuição

A partir dos reservatórios a água é distribuída à população por meio de uma malha subterrânea, composta por tubulações de diversos diâmetros e materiais, abastecendo um total de 13.523 ligações.