Carregando
A água é um elemento de suma importância para a vida na Terra e como um todo. Ela representa cerca de 71% da superfície terrestre e compõe uma média de 60% do corpo humano. Entretanto, não é um recurso inesgotável e, por isso, precisa ser usada com cautela. Saber como utilizá-la é ideal para que essa não entre em processo de escassez. Foi pensando nisso que a Ética Ambiental produziu este artigo! Nele, você irá encontrar dicas de como fazer o uso racional de água. Prossiga a leitura e veja quais são!
Realizar a manutenção de torneiras, trocar descargas envelhecidas, fazer a instalação de cisternas e sistemas que captação de água da chuva, entre outras dicas são fundamentais para o uso racional de água. A seguir, separamos cada uma dessas para que você entenda melhor e possa motivar seus funcionários a regularem o consumo desta. Veja-as!
A nossa primeira dica é realizar a manutenção de torneiras. Essa atitude que está atrelada ao uso racional de água, por conta de ser capaz de eliminar um grande desperdício. Acredita-se que um filete de água é capaz de desperdiçar cerca de 1.000 litros em um mês. Já o gotejamento, 400 litros. Dessa forma, tente estar atento ao estado das torneiras de sua empresa. Oriente, também, seus funcionários a fazerem comunicado em caso de problemas.
Instalar sistema de vazão ou fechamento automático é a nossa segunda dica. Ter um sistema que regule o tempo em que as torneiras fiquem abertas pode ser ideal para o uso racional de água. Manter as torneiras fechadas enquanto se escova os dentes, por exemplo, pode reduzir o gasto excessivo. Dessa maneira, torna-se mais fácil estabelecer um parâmetro de utilização.
Para irrigar as plantas do jardim, incentive o uso de regadores. Eles podem ser encontrados no mercado em diferentes tamanhos! Veja qual é o que melhor para sua empresa. Lembre-se: utilizar mangueira para molhar as plantas pode consumir, aproximadamente, 186 litros de água em apenas 10 minutos. Logo, trocar as mangueiras por regadores é uma atitude que garante o uso racional de água.
A instalação de cisternas e sistemas de captação são ótimos para o uso racional de água. Essas duas operações são capazes de reter a água da chuva. Essa poderá ser reaproveitada para a limpeza e, além disso, como reservatório. 10mm/m² de chuva é equivalente a 10 litros de água! Portanto, aderir a água da chuva para o consumo também é uma forma de economizar energia elétrica.
Enquanto, as descargas de modelos antigos utilizam, em média, de 10 até 30 litros de água, as acopladas reduzem o gasto para apenas 6 litros. Desta forma, os novos modelos de descarga são capazes de garantir uma redução de 4 a 24 litros a cada vez que for acionada.
Uma mangueira aberta por mais de 30 minutos é capaz de gastar 200 litros de água. Esse número expressivo nos conduz à última dica! Existem muitos carros na empresa e a lavagem desses costuma ser constante? Opte por realizar a lavagem a seco. Além de mais econômica em termos de custo, também servirá como uma forma de uso racional de água.