Superintendente do Saae Ambiental recebe visita de docentes e acadêmicos da Unesp

O superintendente do Saae Ambiental da Estância Turística de Santa Fé do Sul, engenheiro José André do Nascimento, recebeu na tarde de segunda-feira (8), a visita dos professor doutor da Unesp – Campus de Ilha Solteira - Tsunao Matsumoto e o professor doutor da Universidade da Colômbia e docente do curso de Mestrado da Unesp, Ivan Sanches, acompanhados pelos alunos de pós-graduação em Engenharia Civil com ênfase em Recursos Hídricos e Tecnologias Ambientais, Ana Beatriz Lalucce e Cristian Danilo Vargas.

Junto com o engenheiro José Antônio Vechi, José André encaminhou os visitantes à Estação de Tratamento de Esgoto – ETE do Córrego da Mula para que conhecessem todo o sistema de tratamento de efluente. O espaço é composto por três células, sendo anaeróbia, facultativa e maturação, que recebem 60% do esgoto gerado pelas 14 mil residências do município.

“Santa Fé do Sul conta com 100% de esgoto coletado e tratado. Fomos pioneiros na implantação do atual sistema de tratamento, o que nos tornou modelo de gestão. Trabalhamos atentos para que as necessidades dos munícipes sejam atendidas e para que nossa estrutura acompanhe o crescimento da cidade e as novas demandas que surgem dele”, afirmou o superintendente.

Recentemente, o Instituto Trata Brasil divulgou o resultado de estudos que apontam que mais de 100 milhões de brasileiros não têm coleta de esgoto e apenas 50% do esgoto é tratado no país, o que significa que mais de 5,3 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza diariamente. “Santa Fé do Sul está na contramão dessa realidade. Somos compromissados com a qualidade do serviço prestado, que é eficaz e, por isso, modelo para outros municípios e objeto de estudo para acadêmicos que se dedicam a área de recursos hídricos”, concluiu José André.