Obra histórica: Poço Profundo é realidade e garante água para todos

O Poço Profundo é realidade. Hoje a Estância Turística de Santa Fé do Sul vive um novo tempo. Depois de 20 anos à espera de uma solução, no último sábado, 26 de novembro, o prefeito Evandro Mura e o vice-prefeito e presidente do Unifunec, Fernando Benitez, fizeram a entrega oficial do Poço Profundo, uma obra histórica e uma das maiores de seu governo, colocando fim no problema da falta de água de Santa Fé.

Considerada a principal promessa de campanha de Mura e Benitez, o Poço Profundo foi uma das obras mais aguardadas pela população, que há muitos anos vinha sofrendo com falta de água, racionamento, alteração da água (cor, sabor e odor), entre outros problemas, principalmente no período de estiagem, com as mudanças climáticas, e que afetavam diretamente a população.

A perfuração de um Poço Profundo era a melhor solução para sanar de vez com o problema, e o prefeito Evandro Mura, o vice-prefeito Fernando Benitez e o Saae Ambiental não mediram esforços para fazer esse investimento no município.

Avaliada em cerca de R$ 9 milhões, a obra que era uma das prioridades da gestão Mura e Benitez, durou um ano e dois meses, do início da perfuração até sua entrega oficial. Além da perfuração, foi necessária a compra e instalação de dois resfriadores, a construção de nova cabine elétrica e o aumento da carga energética. Foi perfurado 1.200 metros de profundidade e atingiu o Aquífero Guarani, considerado o maior reservatório subterrâneo de água doce do planeta, e terá capacidade para captar 400 mil litros de água/hora.

Diante desse fato histórico e da promessa cumprida, dia 26 de novembro de 2022 ficará marcado na história da Estância Turística de Santa Fé do Sul.

Autoridades e a população santa-fé-sulense se reuniram na Rua 29, na rua lateral do Saae Ambiental (onde está instalado o Poço Profundo), para a cerimônia de inauguração. O evento contou com a participação do Coral Canto Sol, Orquestra de Violeiros de Santa Fé e Bamase – Banda Marcial Som da Estância –. Logo em seguida, todos comemoraram em uma grande festa, realizada no Clube Nipo Brasileiro, com show ao vivo da dupla Sérgio Filho e Fernando, e um delicioso almoço.

Além de Mura e Benitez, estiveram presentes no evento, as damas Elaine Mura e Fernanda Benitez, o superintendente do Saae Ambiental, José André Nascimento, o Deputado Estadual Itamar Borges, o prefeito de São José do Rio Preto, filho de Santa Fé, Edinho Araújo, o presidente da Câmara Municipal, Ronaldo Lima, e os demais vereadores José Rollemberg, Leandro Magoga, Marcelo Favaleça, Paula Toppan, Teresinha Alcamim, Renato Ferraz e Vaguinho Lopes, além de toda a equipe de governo da Prefeitura Municipal e do Saae Ambiental.

Também estiveram presentes os representantes do DAAE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), os engenheiros Danilo Borsari, Eli Carvalho, Eliana Longarini, e o diretor de Bacias, Luiz Henrique Gomes. O DAEE foi responsável por toda linha de estudo e pesquisas até chegar à conclusão da necessidade da perfuração de um Poço Profundo. A equipe acompanhou de perto toda obra.

Os representantes da Caixa Econômica Federal, o gerente gerla Rafael Aydar e o gerente de atendimento Rafael Pietrobom, também prestigiaram a cerimônia. Parte do valor utilizado na obra, aproximadamente R$ 6 milhões, só foi possível através de um Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Vereadores, que autorizou contratar operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal.

A obra de perfuração do Poço Profundo foi realizada pela empresa Engeper Engenharia e Perfurações Ltda, vencedora do processo de licitação, e seu representante Gimano Rodrigues também marcou presença na inauguração oficial.

O Padre Lorenzo e o Pastor Eliezer Almeida estiveram presentes no evento e abençoaram a água do Poço Profundo, a cidade e toda a população de Santa Fé do Sul.

Na ocasião, o superintendente do Saae, José André, falou do quanto essa obra representa para Santa Fé do Sul. “A população esperou por muito tempo a solução do problema da água de Santa Fé, por isso essa entrega representa muito para todos nós. É um ato marcante dentro dos 54 anos de história do Saae, por isso, hoje só me resta a agradecer a Deus por nos abençoar, por nos dar inteligência e sabedoria para cuidar dessa Instituição tão importante para Santa Fé e para o nosso povo. Agora acabou o problema da falta de água em Santa Fé”, afirmou.

O prefeito Evandro Mura se emocionou e falou do compromisso com a população para a solução do problema de abastecimento de água da cidade. “Estamos entregando a nossa principal promessa de campanha com dois anos de governo. Traçamos esse objetivo, pois o Poço Profundo era o que resolveria definitivamente o problema de abastecimento de água de Santa Fé, enfrentado pela população há mais de 20 anos. Foi um grande desafio, mas missão dada é missão cumprida. E hoje estamos aqui entregando o primeiro Poço Profundo, um dia histórico para nós e para Santa Fé do Sul. Agradecemos a cada um que faz parte de tudo isso. A sensação é de dever cumprido, de entregar à população a maior obra da nossa Administração Municipal”, concluiu, Mura.