Na manhã desta quarta-feira (1), na Sala de Reuniões do Paço Municipal, foi realizada a apresentação do Plano Diretor de Combate às perdas no Sistema Público de Abascimento de Água da Estância Turística de Santa Fé do Sul, um instrumento estratégico para o planejamento do Saae Ambiental, visa em garantir a sustentabilidade e eficiência no uso da água.
O Plano tem como objetivo fornecer uma estratégia integrada para identificar, controlar e reduzir perdas, resultando em economia de recursos hídricos e financeiros, melhorando o abastecimento para a população e protegendo mananciais. O plano também promove a modernização da rede, a adoção de tecnologias, a otimização da gestão de pressão e a alocação adequada de investimentos para um futuro hídrico mais seguro.
Segundo o superintendente do Saae Ambiental, engenheiro José André do Nascimento, o Plano Diretor é fundamental para subsidiar a tomada de decisões estratégicas e viabilizar a captação de recursos junto aos governos estadual e federal. Projetos respaldados por uma base técnica sólida, como os previstos no documento, aumentam as chances de aprovação em editais e programas de financiamento, possibilitando investimentos para reduzir as perdas e assim aumentar a eficiência do sistema de distribuição.
O valor contratado para a elaboração do Plano foi de R$ 127.900,00, recurso destinado pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos). A execução coube à Empresa Ventus Engenharia e Projetos, representada na ocasião por Hercílio Fassioni, sócio e diretor jurídico, e Luiz Henrique Galli, engenheiro civil responsável pela apresentação técnica.
O projeto é fruto de uma parceria entre o Saae Ambiental e a Prefeitura Municipal. A apresentação contou com a presença de secretários municipais, representantes de diversos segmentos e autoridades locais, reforçando o compromisso de Santa Fé do Sul com a proteção dos recursos hídricos em garantir maior sustentabilidade no uso da água para a população.



