Carregando

Notícias

Saae realiza limpeza de decantadores

Os servidores do Saae Ambiental da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP) trabalham incansavelmente para garantir a qualidade da água consumida. Nos dia 23 e 24 de julho foi realizada a limpeza de dois decantadores da Estação de Tratamento de Água (ETA).  Tal procedimento é realizado pelo menos quatro vezes ao ano para retirar o barro e lodo que se acumula no fundo dos decantadores, oriundos do tratamento da água.

O superintendente do Saae Armando Rossafa disse que a limpeza dos decantadores tem como principal objetivo preservar a qualidade da água enviada aos filtros da ETA, que refletirá no consumo final para a população.

O que é um decantador?

O decantador da ETA é composto por um tanque retangular em concreto armado e por uma série de equipamentos eletromecânicos necessários para o seu funcionamento.

Assim que a água chega à estação de tratamento, a água passa por um processo específico de tratamento, que envolve a pré-desinfecção, eliminando microorganismos; coagulação e floculação; decantação e filtragem. Após a filtragem, a água passa por um processo final onde é feita a fluoretação,correção de pH e teor de cloro final. Somente depois de todo esse processo, por gravidade, a água é distribuída à população.

Decantação é basicamente o ato de separar, por meio da gravidade, os sólidos sedimentáveis que estão contidos em uma solução líquida. Os sólidos sedimentam no fundo do decantador de onde acabam sendo removidos como lodo e lama, enquanto o efluente, livre dos sólidos, decanta pelo vertedouro.