Alunos aprendem a fazer bombas ecológicas de sementes

O município de Santa Fé do Sul, conta com um Centro de Educação Ambiental, no Parque ecológico Governador Mario Covas, onde as atividades desenvolvidas são principalmente direcionadas às escolas públicas municipais, estaduais e particulares, atendendo alunos a partir do ensino infantil.

Entretanto, recebe também a visita de participantes de Projetos Sociais e Educacionais, Entidades, Associações e a população do município de Santa Fé do Sul e região, entre outros, estimulando a Educação Ambiental não formal.

Nesta segunda-feira (2), alunos da escola Elisabeth Maria Cavaretto de Almeida receberam conhecimentos sobre a confecção de bombas ecológicas de sementes, utilizando argila, adubo orgânico e sementes de espécies nativas. “Nosso objetivo é estimular e conscientizar as crianças a preservarem o meio ambiente”, disse o superintende do Saae Ambiental Armando Rossafa.

De acordo com a interlocutora suplente do Programa Município VerdeAzul, Neuza Ribeiro, as temáticas ambientais são desenvolvidas para fortalecer e favorecer o processo de ensino-aprendizagem, buscando ilustrar por meio de seus diversos ambientes de ensino, os conteúdos e conhecimentos que o professor está desenvolvendo em sala de aula.

“O trabalho do Centro de Educação Ambiental se torna efetivo e integrado ao sistema formal de ensino.  Além das temáticas, oferecidas, os professores podem escolher outros temas para serem abordados durante as visitas, podem também utilizar o espaço do Centro para realizar suas aulas”, disse Neuza.

No Centro de Educação Ambiental são disponibilizados também aulas temáticas de acordo com as datas comemorativas do meio ambiente, previstas no Programa Municipal de Educação Ambiental. Outra opção oferecida é a “atividade do sentir”, que consiste na interação e observação do meio ambiente, podem ter contato com plantas frutíferas, arborização, realizar rodas de conversas embaixo de arvores frondosas. O Centro de Educação Ambiental funciona na Av. Paulo Nunes s/n-  Parque Ecológico Governador Mario Covas.

Segundo o engenheiro ambiental e interlocutor do Programa Municipio VerdeAzul Marcelo Correa os professores podem utilizar o espaço para realizar aulas lúdicas em meio a arborização, sendo um espaço propicio para a realização de cotação de histórias, estudo do meio, entre outras.

Mais informações e agendamentos para visita podem ser feitas no Saae Ambiental pelo telefone (17) 3641 9500.