Carregando

Notícias

Saae realiza biorremediação para eliminar odores da lagoa de tratamento de esgoto

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saae Ambiental da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP) tem compromisso com o saneamento básico municipal e por isso tem investido densamente na questão do tratamento de esgoto doméstico na Estação de Tratamento de Efluentes do Jacú Queimado, onde adotou-se o tratamento biológico por meio de biorremediadores, que tem a finalidade de reduzir a carga orgânica e o odor gerado pelo tratamento.

Pode-se observar que em alguns momentos do dia e percebível o odor em áreas próximas da estação de tratamento, o mau cheiro é notável nas mudanças de temperatura ou quando o tempo indica chuvas, para eliminar de imediato esse desconforto gerado, foi realizada nesta quarta-feira (20) uma ação de biorremediação.

Biorremediação é o método baseado nas "bactérias do bem", que é um ativador biológico que possui em sua formulação microrganismos vivos não patogênicos e micronutrientes de ocorrência natural.

 

Colaboradores do SAAE e os técnicos responsáveis pela empresa fornecedora do produto (Biorremediador) realizaram uma aplicação com motobombas onde se intensificou o volume de produto responsável para eliminação do odor.

“Esse produto age de forma preventiva e continuadamente evitando o entupimento, acúmulo de carga orgânica e odor, mantendo o sistema em perfeitas condições de funcionamento e promovendo a redução no volume de lodo gerado”, disse Armando.

Nova lagoa

O Saae já adquiriu uma nova área em um local distante da área urbanizada, onde será instalada a nova Estação de Tratamento de Esgoto, eliminando essa do Jacu Queimado.

De acordo com o engenheiro Ambiental Marcelo Correa, o projeto tem avançado rapidamente, pois está em fase final a instalação do emissário que irá levar o esgoto até a nova lagoa. “O projeto para execução está em análise no órgão ambiental, com a construção da nova estação eliminará tais desconfortos para população”, concluiu Marcelo.