Santa Fé é campeã do Prêmio Franco Montoro e sobe no ranking do Programa Município VerdeAzul

A Estância Turística de Santa Fé do Sul é a campeã do prêmio Franco Montoro – Região da Bacia Hidrográfica São José dos Dourados. O prêmio foi entregue hoje (5), em São Paulo, durante Programa Município Verde Azul (PMVA).

Nesta edição participaram 645 municípios e desses apenas 92 conquistaram nota superior a 80 e foram certificados e reconhecidos como municípios exemplo na área ambiental. Santa Fé do Sul foi a 27ª colocada na classificação geral, com nota 89,91. Santa Fé subiu 28 colocações no ranking.

Participaram da entrega de premiação o prefeito Ademir Maschio, o superintendente do SAAE Dr. Milton Carvalho, os interlocutores do PMVA engenheiro Ambiental Marcelo Correa e Neuza Ribeiro, os vereadores Jhonatan Maghalhães e Renato Ferraz, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente José Emídio Calazans e o engenheiro Agrônomo Vagner Gurian.

“Estamos trabalhando para colocar nosso município como um dos destaques em política de gestão ambiental no estado. Quem ganha com isso é o meio ambiente e a nossa qualidade de vida. Com este programa as cidades estão ainda mais preparadas e adequadas com suas políticas ambientais”, disse o prefeito Ademir.

O ranqueamento é resultado da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios. São critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. Este Certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

O Indicador de Avaliação Ambiental – IAA é publicado para que o poder público e toda a população possa utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e ações sustentáveis. O Programa Município VerdeAzul completa 12 anos de existência e se tornou referência para a Comunidade Europeia.

“A dedicação dos interlocutores e suplentes é o cerne desse programa contínuo de respeito ao meio ambiente e às pessoas”, disse o coordenador do PMVA, José Walter Figueiredo.