Carregando

Notícias

Poço profundo já atinge mais de 200 metros

O ano de 2021 ficará marcado na história do Saae Ambiental. Após 53 anos atendendo a população de Santa Fé do Sul, já é realidade a construção do primeiro poço profundo do município.

Avançando em ritmo acelerado, a segunda etapa da perfuração teve início esta semana e já chegou à marca de 202 metros. A empresa contratada Engeper Engenharia e Perfurações Ltda trabalha com cerca de 20 funcionários, entre pedreiros, carpinteiros, operadores de máquinas, serviços gerais e engenheiros.

O objetivo é chegar ao Aquífero Guarani localizado a centenas de metros de profundidade e considerado o maior reservatório subterrâneo de água doce do planeta, o aquífero possui cerca de 1,2 milhão de quilômetros quadrados.

Nesta etapa está sendo perfurado o basalto, uma rocha vulcânica, escura e finamente cristalina. É o principal constituinte da crosta oceânica localizadas em camadas inferiores aos sedimentos do Aquífero Bauru. Sua espessura varia desde poucos metros, até 1.000 metros.

O superintendente do Saae José André tem acompanhado diariamente a perfuração e elogiou toda tecnologia empregada na obra. “Estamos trabalhando com equipamentos de última geração, a estrutura montada para essa perfuração é a mesma empregada na perfuração de poços de petróleo, tudo isso para buscarmos água de qualidade para nossa população”, disse José André.

“Esse poço profundo é esperado há anos pela população e finalmente vai resolver o problema da água. A cada ano a estiagem tem sido maior e castigado mais a cidade, que fica à mercê das represas de captação de água. Enfim vamos acabar com esse sofrimento”, disse o prefeito Evandro Mura.

A vazão estimada será de 400 m³/hora e atenderá aproximadamente 70% da população.