Carregando

Notícias

Na reta final, Poço Profundo alcança objetivo principal e atinge Aquífero Guarani

Na última sexta-feira, 4 de fevereiro, os representantes do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), o Geólogo Osmar Gualdi e o Engenheiro Sanitarista e Ambiental Danilo Borsari, estiveram no SAAE Ambiental para uma visita técnica às obras do Poço Profundo. 
Na ocasião, Osmar e Danilo foram acompanhados pelo prefeito Evandro Mura, o vice-prefeito e presidente do Unifunec Fernando Benitez, as damas Elaine Mura e Fernanda Benitez, o superintendente do SAAE José André Nascimento, o secretário de Administração e Planejamento Cesar Melo, o vereador e presidente da Câmara Ronaldo Lima e o assessor Helton Yanes, representando o deputado e secretário de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges.
De forma técnica, os representantes explicaram o passo a passo da perfuração do poço profundo, que já atingiu 1.140 metros de profundidade e já alcançou o Aquífero Guarani, considerado o maior reservatório subterrâneo de água doce do planeta. Assim não será necessária a perfuração até 1.200 metros como o previsto. Eles também falaram sobre cada etapa da obra, sobre as camadas de solo e quais serão os próximos passos até a conclusão da obra, que já entrou em sua fase final. 
De acordo com a equipe do DAEE, nas próximas etapas serão feitos testes na água, nas paredes do poço, além de o alargamento das paredes para colocação dos tubos que irão revesti-las. A previsão é de que a obra seja concluída em um mês. 
“Estamos ansiosos pela conclusão do Poço Profundo tão sonhado e tão esperado pela população de Santa Fé do Sul. Até aqui a obra correu bem e todas as etapas foram concluídas com sucesso. Agora, na fase final, estamos com ótimas expectativas também, esperamos concluir 100% em breve e atender o abastecimento de água da nossa cidade e da população”, destacou o prefeito Evandro Mura. 
A perfuração do Poço Profundo iniciou em setembro de 2021, uma obra orçada em R$ 6 milhões e terá capacidade para captar 400 mil litros de água/hora.