Saae Ambiental ministra palestra sobre queimadas urbanas

A secretaria de Agricultura, Abastecimento, e Meio Ambiente da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP) por meio do SAAE Ambiental promoveram uma palestra aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre queimadas urbanas.

A palestrante foi a engenheira Ambiental e Sanitarista Sandy Tonholo, que explanou sobre os prejuízos causados pela queimada. “Queimada urbana é prejudicial à saúde e meio ambiente. A quantidade de fumaça inalada, forma de absorção, provoca problemas dermatológico, cardiovasculares, pulmonares, câncer entre outros”, disse Sandy.

Os alunos também receberam orientações sobre o que fazer com os rejeitos vegetais: compostagem, ensacados para coleta, usar no próprio jardim em vasos como fertilizantes para a retenção de umidade.

Queimada é crime, e conforme a Lei Municipal nº 3.379, de 23 de setembro de 2015, o munícipe que for flagrado infringindo a lei estará sujeito a penalidades como: advertência escrita, multa em valor equivalente a cinco UFM (Unidade Fiscal do Município, no valor de R$ 195,23), acrescida em 20% em caso de reincidência. A Guarda Municipal é a responsável pela fiscalização e aplicação das penalidades.

Qualquer cidadão poderá denunciar queimada ligando para a Guarda Municipal pelo telefone 199, 153 ou 36411216.