Santa Fé recebe pré-certificação e vai para próxima fase do Município VerdeAzul

Durante todo ano a Administração Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP), investe em programas e projetos na área do Meio Ambiente, o que fez com que a cidade fosse certificada nesta quinta-feira (11) em Bauru (SP) para a próxima etapa do Programa Município VerdeAzul. Estiveram presentes na cerimônia o prefeito Ademir Maschio, o interlocutor do Programa Município Verde Azul de Santa Fé Marcelo Corrêa, e a interlocutora suplente do programa, Neuza Ribeiro.
A cerimônia de Qualificação para a Certificação do Município VerdeAzul ciclo 2019 contou ainda com a presença do secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente Marcos Penido e do coordenador do Programa Município VerdeAzul José Walter Figueiredo Silva.
O prefeito Ademir Maschio disse que há uma união de esforços para manter a cidade dentro das diretrizes do programa. “Trabalhamos juntos com todos os setores da Administração na luta pela preservação e qualidade ambiental de Santa Fé, e esta ação vem dando bons resultados, tanto que conseguimos a pré-certificação e estamos na luta para manter e até mesmo aumentar os bons resultados obtidos até o momento”, disse Ademir
O interlocutor Marcelo Corrêa disse que o Programa Município VerdeAzul, além de exigir novos critérios de forma mais rigorosa, permite que os municípios possam pensar e agir de maneira mais consciente. “Quem ganha com isso é o meio ambiente e a nossa qualidade de vida. Com este programa as cidades estão ainda mais preparadas e adequadas com suas políticas ambientais”, disse Marcelo.
A participação da cidade no Programa Município VerdeAzul (PMVA), é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). O programa tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nas cidades.
O objetivo do PMVA é estimular a elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo. As ações propostas pelo PMVA compõem 10 diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo temas estratégicos, como: Esgoto Tratado; Resíduos Sólidos; Biodiversidade; Arborização Urbana; Educação Ambiental; Município Sustentável; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Estrutura Ambiental; e Conselho Ambiental.
A certificação é organizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Esta é a primeira fase de pré-certificação dos municípios paulistas que pleiteiam a participação do Programa Município Verde Azul (PMVA).