Programa Município VerdeAzul fará reunião com comerciantes para falar do fim do canudo plástico em Santa Fé

Há muitos anos o Governo Estadual de São Paulo tem investido em programas e recursos que promovam a sustentabilidade e a proteção ao meio ambiente. Mais um passo foi dado neste sábado (13); foi publicada no Diário Oficial a Lei n° 17.110, de 12 de Julho de 2019, que proíbe o fornecimento de canudos confeccionados em material plástico em todo estado. De acordo com a norma, fica proibido o fornecimento do produto em hotéis, restaurantes, bares, padarias, clubes noturnos, salões de dança e eventos musicais de qualquer espécie, entre outros estabelecimentos comerciais.

Ainda segundo a legislação, os canudos plásticos devem ser substituídos por canudos de papel reciclável, material comestível ou biodegradável, embalados individualmente em envelopes hermeticamente fechados feitos do mesmo material. O estabelecimento comercial que fornecer o material está sujeito a uma multa de R$ 530 a R$ 5.306, podendo ser aplicado em dobro em caso de reincidência.

Município VerdeAzul

Na Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP) o interlocutor do Programa Município VerdeAzul, o engenheiro ambiental Marcelo Corrêa planejou junto a entidades e comércio uma reunião com os donos dos estabelecimentos que terão que se enquadrar na nova legislação.

De acordo com Marcelo na reunião também será pautado os benefícios que serão gerados para o meio ambiente. “Trata-se de um importante movimento global, que tem o objetivo de diminuir a dependência do lixo plástico, poluidor de longa duração e de efeito imensamente nocivo ao meio-ambiente”, disse Marcelo.

Impacto ambiental do uso dos canudinhos de plástico

Os canudos representam 4% de todo o lixo plástico produzido no mundo; são feitos de polipropileno e poliestireno e, portanto, não são biodegradáveis, podendo levar até mil anos para se decompor no meio ambiente; os canudinhos plásticos são uma grande fonte de formação de microplástico, que se caracteriza por ser um dos principais poluentes dos oceanos; mais de 8 milhões de toneladas de resíduos vão parar nas águas todos os anos e a maior parte deles é o plástico. O canudinho está entre os 10 materiais mais encontrados durante a limpeza de orlas, a quantidade de plástico que chega aos mares excede a quantidade de algas marinhas; cerca de 100 mil animais marinhos morrem por conta do descarte incorreto do plástico na natureza; 44% de todas as espécies de aves marinhas e 22% de todos os cetáceos já ingeriram o plástico alguma vez na vida.