Santa Fé do Sul e Rubinéia renovam convênio intermunicipal para utilização do Aterro Sanitário

O Governo Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul renovou o convênio de Acordo de colaboração entre si, aprovado pela LEI Nº 3.585/2017, que autoriza o Município de Rubinéia a utilização do Aterro Sanitário Municipal de Santa Fé do Sul, de forma consorciada.

Segundo o Prefeito Ademir Maschio, A implantação de um consórcio intermunicipal objetivando a destinação final dos resíduos sólidos urbanos é uma solução conjunta, que visa cooperar para a disponibilização dos resíduos.

De acordo com os técnicos do SAAE Ambiental, responsável pelo operacional do Aterro Sanitário, os fatores levados em consideração para o incentivo à implantação de consórcios intermunicipais de aterros sanitário, destacam-se: melhoria da qualidade da operação dos aterros, evitando que se tornem lixões e gerem desperdício do dinheiro público investido na sua implantação; menor número de áreas utilizadas como aterros sanitários (possíveis focos de contaminação quando mau operados); ganhos de escala de operação e rateio dos custos administrativos e operacionais; otimização do uso de máquinas e equipamentos no aterro.

O atual convênio terá validade até 31 de dezembro de 2020, conforme ficou acordado por ambas as partes envolvidas.