Carregando

Notícias

Programa Verde que te quero verde: a importância da salvaguarda da biodiversidade

O município de Santa Fé do Sul, cidade tricampeã no Programa VerdeAzul, Educação Ambiental é coisa séria, disciplina que é aplicada em todas as escolas, em forma de teoria e aulas práticas.

O Saae Ambiental, Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Programa Município VerdeAzul (PMVA) e Secretaria de Educação em parceria, realizam de forma anual e continua aulas sobre a importância da conscientização sobre a salvaguarda da biodiversidade por meio do Programa Ambiental Verde que te Quero Verde.

São realizadas aulas em sala para aprendizagem dos conteúdos teóricos, confecção de cartazes e maquetes sobre a Biodiversidade, participaram de palestra proferida pela interlocutora suplente do PMVA Neuza Ribeiro sobre a importância e salvaguarda da biodiversidade, realizaram uma exposição no ambiente escolar aberta aos alunos e na sequencia uma exposição para o público não formal. Visando atender o processo continuo de informação e formação, crítico e contextualizado, e aulas práticas na trilha ecológica do Parque Ecológico das Águas Claras para conheceram a Biodiversidade daquela localidade.

“Abordamos sobre os principais tópicos do assunto, trazendo dúvidas frequentes, e elucidando a importância da preservação dos ecossistemas e biodiversidade. A importância de estabelecer esse contato com as crianças e a natureza é muito grande, pois o local oferece oportunidade para conhecermos mais sobre a fauna e flora local e a biodiversidade como um todo”, disse o engenheiro Ambiental Marcelo Correa.

O superintendente do Saae Ambiental Armando Rossafa disse que a ação tem por objetivo tirar os alunos do modo de aprendizagem cotidiano, fazendo com que eles tenham uma interação real com a natureza e com o meio ambiente, abrindo novos horizontes para o aprendizado e contribuindo para a construção de valores relacionados a proteção da diversidade biológica. “Essa atividade desenvolvida solidifica a proposta de tornar os alunos de hoje, os cidadãos conscientes do futuro, capazes de entender o cenário ambiental real de forma crítica e construtiva, se tornando seres com atitudes cada vez mais voltados a preservação e responsabilidade da biodiversidade”, disse Armando.

A ação proposta é a de utilizar a ferramenta de educação ambiental como forma de alcançar o maior número possível de cidadãos, informando e instruindo como cuidar e utilizar de forma sustentável os recursos que a fauna e a flora do município disponibilizam.