Aterro sanitário é ampliado, licenciado e operante - Saneamento básico é compromisso em Santa Fé

Os lixões são áreas de descarte final de resíduos a céu aberto, sem qualquer planejamento ou medidas de proteção ao meio ambiente e à saúde pública. O descarte irregular do lixo é um problema que precisa ser enfrentado pelas prefeituras.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) sancionada em 2 de agosto de 2010, estabelecia até o final de 2014 o prazo para que as prefeituras dessem fim a esses locais de depósito irregular de lixo e se adequassem às novas regras. Devido à dificuldade de algumas prefeituras esse prazo foi prorrogado e cidades como Santa Fé do Sul, com menos de 50 mil habitantes, devem estar de acordo com a lei até 31 de julho de 2021.

Mas a realidade da Estância Turística de Santa Fé do Sul é bem diferente, que eliminou o lixão desde o ano 2.000 com a construção do Aterro Sanitário, e há 19 anos faz o descarte correto do lixo do município.

Este ano o Governo Municipal por meio do SAAE Ambiental adquiriu uma nova área de 6,14 hectares para a ampliação do aterro sanitário. A área adquirida tem capacidade para 3 novas células para acondicionamento de resíduos. No local foi instalada uma nova célula de geomembrana e tubulação para escoamento do Chorume, que receberá o lixo doméstico. A célula tem 40 metros de largura e 320 metros de comprimento e 7,50 metros de profundidade, com capacidade de 53.620,00 toneladas e vida útil de 17 anos. Esta é uma ação prevista no plano municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Os números do setor

Apenas 40,2% (2.239 localidades) dos 5.570 municípios brasileiros são atendidos por aterro sanitário e 59,8% (3.331 cidades) ainda têm condições inadequadas, destinando esse material para aterros controlados (31,8%) e lixões (28%). Os números fazem parte de um trabalho apresentado pelo professor doutor José Fernando Thomé Jucá, da Universidade Federal de Pernambuco, com dados de 2016.  A coleta seletiva no território brasileiro atende apenas 1,4% de todo o material coletado, porcentagem bem inferior de outras localidades como Europa (45%), EUA (34%) e Japão (19%).