Campanha para arrecadação de óleo usado continua nas escolas de Santa Fé

Óleo usado pode ser trocado por detergente no Saae

Educação ambiental e engajamento, essas são as principais características de um projeto desenvolvido nas escolas municipais e particulares da Estância Turística de Santa Fé do Sul, na arrecadação de óleo vegetal usado. O projeto é desenvolvido pelo SAAE Ambiental, Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação e Programa Município Verde Azul.

O projeto Papa Óleo visa coletar nas escolas o maior número possível de litros de óleo de cozinha usados, orientar e conscientizar as crianças quanto ao descarte correto, visando evitar o entupimento de esgoto e poluição do meio ambiente.

Até o momento foram arrecadados 5.227,62 litros de óleo, e a campanha continua até o final do ano. Para garantir a adesão dos alunos, no final do ano eles serão beneficiados com sorteio de brindes.

A doação do óleo também pode ser feita por toda a comunidade, no Ecoponto do Saae Ambiental da Rua 27, que oferece um detergente à cada 2 litros de óleo usados.

De acordo com o engenheiro ambiental do Saae, Marcelo Correa, nunca se deve jogar o óleo de cozinha usado na pia, no ralo, no vaso sanitário ou espalhá-lo sobre a terra. “Quando se descarta o óleo em pias, ralos, vasos sanitários, isso provoca o entupimento prematuro do encanamento da casa e irá contaminar os rios. Para que se tenha ideia da gravidade do problema, um litro de óleo contamina em média 1 milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de uma pessoa durante 14 anos”, disse Marcelo.