Carregando

Notícias

Oléo usado pode ser trocado por detergente no Saae

Quem não ama uma batata frita, coxinha ou pastel? Muita gente não sabe, porém, o que fazer com o óleo usado para preparar essas delícias. O resultado é que, na maioria das vezes, esse óleo é jogado na pia, no ralo ou mesmo no lixo comum. O descarte indevido de óleo na rede de esgoto ou no lixão contamina água, solo e facilita a ocorrência de enchentes.

Mas se o cidadão optar por fazer o descarte consciente, o Saae Ambiental de Santa Fé do Sul disponibiliza um Ecoponto para coleta, além de oferecer em troca detergentes.

“O objetivo é realizar a coleta do óleo usado que é descartado de maneira inadequada no município, que na maioria das vezes são descartados nas pias e no solo, e acabam prejudicando o meio ambiente”, disse o superintendente do Saae, Dr. Milton Ricardo.

De acordo com o engenheiro ambiental do Saae, Marcelo Correa, nunca se deve jogar o óleo de cozinha usado na pia, no ralo, no vaso sanitário ou espalhá-lo sobre a terra. “Quando se descarta o óleo em pias, ralos, vasos sanitários, isso provoca o entupimento prematuro do encanamento da casa e irá contaminar os rios. Além do solo e da água, até mesmo a atmosfera acaba sendo poluída, porque a decomposição do óleo produz o gás metano (CH4), que é um gás do efeito estufa, ou seja, é capaz de reter o calor do sol na troposfera, o que aumenta o problema do aquecimento global”, concluiu Marcelo.

Para realizar a coleta o morador deve esperar o óleo esfriar após o uso, em seguida armazená-lo em uma garrafa PET e fecha-la. A doação do óleo pode ser feita por toda a comunidade, no Ecoponto do Saae Ambiental da Rua 27, que oferece um detergente à cada 2 litros de óleo usados.